
13 jul 2025
Projeto ‘No Stress’ vai abranger 1.200 crianças de Braga
As Irmãs Hospitaleiras Braga apresentaram esta segunda-feira, 14 de julho, o programa de Saúde… Mental ‘No Stress’, dirigido a crianças, encarregados de educação e professores. Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia e pelo Município de Braga, enquanto investidor social, do ano letivo 2025/2026 até 2027-2028.O ‘No Stress Braga’ é um projeto de Saúde Mental na Infância que tem por objetivo principal promover, prevenir e intervir em Saúde Mental em crianças em situação de vulnerabilidade e que decorrerá até dezembro de 2027, nas escolas de ensino básico do concelho de Braga. O programa irá abranger mais de 1200 crianças.No Stress Braga assume-se como um projeto inovador, especializado e único com uma abordagem multicontextual da criança em situação de vulnerabilidade (a própria, o seu contexto familiar e contexto escolar) que através de uma metodologia multidisciplinar com profissionais especializados e experientes em Saúde Mental se assume como resposta à necessidade emergente nesta problemática. Para as Irmãs Hospitaleiras de Braga, o apoio do Portugal Inovação Social e dos Fundos Europeus representam um ponto de viragem.O apoio não apenas valida o trabalho árduo, a visão e a dedicação de uma equipa empenhada em promover saúde mental e bem-estar na infância, como também permitirá escalar o impacto da iniciativa, chegando a mais crianças, mais famílias e mais contextos onde o investimento em saúde mental se traduz em sonhos e esperança.Os recursos humanos afetos à concretização do projeto são Psicólogos Clínicos e Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiatria, ambos com experiência e conhecimentos comprovados na prática.O No Stress Braga tem como população alvo 1200 alunos integrados em 70 turmas do 4.º ano de escolaridade do ensino básico do concelho de Braga, 1200 famílias e cerca de 70 professores titulares das respetivas turmas envolvidas na iniciativa.O programa inclui uma bolsa Consultas de Psicologia gratuitas para crianças com manifestação de sofrimento mental identificadas através da análise dos instrumentos clínicos aplicados na avaliação inicial e/ou final, com atuação imediata à sua deteção.As turmas serão priorizadas para intervenção com base na presença de crianças em situação de vulnerabilidade psicossocial, nomeadamente em contextos de migração, inserção em meios socioeconómicos desfavorecidos, e/ou que revelem indicadores de sofrimento psicológico, alterações comportamentais significativas ou outras expressões de risco emocional e social.Beneficiários e ParceirosConta com a colaboração de diversos parceiros estratégicos, entre os quais o Município de Braga e os Estabelecimentos de Ensino Básico do concelho de Braga.
![𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 [𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮]𝐈𝐑 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐞́𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐞𝐫𝐚̃𝐨 - Fase 2 aberta](https://smartedu.edubox.pt/publicfiles/images/121/0fe289cb-cecf-4994-be94-34d18f7216c3.gif)
11 jul 2025
𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 [𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮]𝐈𝐑 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐞́𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐕𝐞𝐫𝐚̃𝐨 - Fase 2 aberta
O Município de Braga abre no dia 14 de julho a segunda fase de inscrições do programa [inclu]IR,… pensado para proporcionar uma ocupação lúdica e pedagógica dos tempos livres durante as férias letivas de verão. A segunda fase edição de Verão de 2025 do [inclu]IR realizar-se-á entre os dias 4 de agosto a 5 de setembro, na Escola Alberto Sampaio. O programa estará encerrado de 18 a 22 de agosto. Esta é uma iniciativa dirigida a crianças dos 6 aos 15 anos, sendo que, no caso de participantes com necessidades específicas, a inscrição é permitida até à idade máxima de frequência escolar. As inscrições decorrem exclusivamente online. Para efetuar a inscrição, o Encarregado de Educação deverá aceder à plataforma através do link https://desporto.cm-braga.pt/login.php .

09 jul 2025
Braga vence Prémio Nacional da Educação com projecto inovador de participação escolar
O Município de Braga foi distinguido com o Prémio …Nacional da Educação 2024, na categoria 'Inovação e Empreendedorismo', com o projecto 'O OPE no ecossistema de promoção da inovação, do empreendedorismo e da participação democrática'. A distinção reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Escolar (OPE), um projecto que une as áreas da Educação, Inovação, Juventude e Participação Cívica, promovendo um ecossistema de envolvimento activo dos alunos nas decisões que influenciam a vida escolar. Na edição de 2024/2025, o projecto mobilizou quase cinco mil alunos e representou um investimento municipal de 130 mil euros. Através do OPE, as crianças e os jovens de Braga são convidados a identificar necessidades, propor soluções e votar nas propostas que querem ver implementadas nas suas escolas, tornando-se protagonistas do processo democrático e agentes de mudança dentro das comunidades educativas. A cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais da Educação decorreu em Paços de Ferreira, sendo que estes galardões, promovidos pela Betweien, contam com a parceria da Universidade do Minho e da Universidade Autónoma de Lisboa, que integram a Comissão de Avaliação, e com o apoio institucional de várias entidades intermunicipais e regionais. A 3.ª edição dos PNE, dirigida exclusivamente a municípios, recebeu candidaturas de projectos oriundos de todo o território nacional, reconhecendo iniciativas com impacto positivo e sustentável na área da Educação. Este reconhecimento traduz a aposta contínua do Município em políticas educativas inovadoras, participativas e transformadoras, com os alunos no centro da acção pública. Município de Braga, 10 de Julho de 2025

08 jul 2025
Município de Braga atribui 80 bolsas para aulas de música e dança no ano letivo 2025/2026
Com o objetivo de fomentar o acesso ao ensino a…rtístico e promover a inclusão através da cultura, o Município de Braga anuncia a abertura de candidaturas para 80 bolsas de estudo destinadas a crianças e jovens residentes no concelho que pretendam frequentar aulas de música e dança durante o ano letivo de 2025/2026.Estas bolsas resultam de uma colaboração com o Conservatório Bomfim, no domínio da música, e a Arte Total, no ensino da dança, ambas com instalações no Mercado Cultural do Carandá.Destinadas a crianças e jovens entre os 3 e os 25 anos, dos níveis pré-escolar, básico, secundário e superior, inscritos em escolas públicas ou instituições sociais (IPSS).As candidaturas decorrem preferencialmente através do Balcão Único Online do Município (https://braga.balcaoeletronico.pt) ou presencialmente no Balcão Único, na Praça Conde de Agrolongo. Todos os documentos instrutórios devem acompanhar o processo, conforme estipulado no regulamento disponível AQUI.As bolsas são atribuídas com base na análise socioeconómica do agregado familiar e, no caso das aulas de música e dança clássica, mediante testes de aptidão. A avaliação será feita considerando o rendimento per capita, sendo priorizadas as famílias em situação de maior vulnerabilidade.

02 jul 2025
Município prepara concurso público para a requalificação e ampliação da EB Quinta da Veiga
O Município de Braga vai lançar, na próxima reun…ião do executivo municipal que se realiza na segunda-feira, 7 de julho, o concurso público para a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica da Quinta da Veiga.A intervenção, com financiamento aprovado do Norte 2030-FEDER, terá um custo total de cerca de 3,3 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias.A Escola Básica da Quinta da Veiga integra o Agrupamento de Dr. Francisco Sanches. As instalações da escola, com cerca de 20 anos, apresentam diversas patologias que carecem de uma intervenção global que visa melhorar a segurança, a funcionalidade e o conforto do edifício.Relativamente à necessidade de ampliação, esta é justificada pelo crescimento demográfico que se verifica em todo concelho de Braga e particularmente na freguesia de São Vicente, obrigando a dar resposta crescente procura de ofertas educativas ao nível do ensino básico.'Esta obra representa mais um passo firme na aposta que temos feito na modernização da nossa rede escolar. A empreitada vem responder às exigências e necessidades atuais da comunidade educativa, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem para todas as crianças. Com este investimento, reforçamos a capacidade de resposta num território em crescimento e afirmamos o nosso compromisso com uma educação de qualidade para todos', afirma Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.Para colmatar a falta de um recreio coberto, será criado um espaço amplo com cobertura, e em plena ligação com o recreio exterior (não coberto), sem interferências na amplitude de espaço e sem barreiras arquitetónicas, fator muito importante para as crianças poderem brincar livremente e em segurança.A requalificação inclui ainda, no piso rés-do-chão, a ampliação da copa, permitindo criar os trajetos de sujos e limpos; a criação de uma sala de reuniões e um gabinete de atendimento, uma sala do pessoal, salas de arrumos para material didático, material desportivo e material de limpeza, instalações sanitárias para adultos; instalações sanitárias para o Jardim de Infância.No piso 1, será criada uma sala de direção, será ampliada a sala de professores/educadores, serão criadas duas salas de apoio e ampliadas as instalações sanitárias. Os pavimentos interiores serão substituídos uma vez que os existentes se encontram bastante desgastados e degradados.A intervenção prevê ainda, a reabilitação energética ao nível das fachadas e dos vãos envidraçados com o intuito de melhorar o seu desempenho. Do ponto de vista dos sistemas técnicos, será dotado de climatização eficiente e ventilação para garantir a qualidade do ar interior e o conforto térmico dos utilizadores. Também haverá uma contribuição de energia renovável, através da instalação de painéis solares térmicos, para aquecimento das águas e de painéis fotovoltaicos, para produção de energia no local e para consumo do edifício.

26 jun 2025
Município de Braga investe mais de 200 mil euros na renovação de mobiliário escolar
O Município de Braga investiu mais de 200 mil eur…os na renovação de mobiliário escolar, com o objetivo de melhorar significativamente as condições de ensino em 25 estabelecimentos de educação do concelho. Este investimento irá permitir equipar, até ao início do ano letivo 2025/2026, 16 estabelecimentos de ensino pré-escolar e 9 de 1.º ciclo com novo mobiliário, incluindo mesas, cadeiras e armários, tanto para as salas de aula como para os refeitórios. A iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de valorização da infraestrutura educativa, que tem vindo a ser reforçada nos últimos anos com a renovação de equipamentos escolares, a melhoria dos espaços desportivos e a criação de zonas de aprendizagem ao ar livre. Para Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, 'o investimento na educação também se faz na melhoria das condições dos espaços e das infraestruturas que são utilizadas'. 'Este é um desafio sempre inacabado, mas o Município de Braga tem feito um reforço significativo deste investimento, sem descurar todos os outros. A qualidade do ambiente escolar tem um impacto direto no sucesso dos nossos alunos. A renovação do mobiliário é apenas um exemplo do nosso compromisso em melhorar continuamente as condições de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do concelho de Braga', acrescenta. Além de promover a funcionalidade dos espaços, a substituição do mobiliário antigo e deteriorado visa melhorar o conforto, a ergonomia e a segurança nas salas de aula, bibliotecas e espaços de refeição. O novo mobiliário foi escolhido de forma a responder às necessidades específicas das diferentes faixas etárias, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e estimulante.

12 jun 2025
Braga promove reflexão sobre o uso problemático da internet entre jovens
O auditório do Centro de Juventude de Braga foi palco de uma conferência dedicada ao Uso Prob…lemático da Internet, numa iniciativa conjunta do Centro de Respostas Integradas de Braga (CRI Braga) e do Município de Braga.Este evento surgiu no âmbito do projeto de intervenção do Estágio Complementar da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde do SNS - Cuidados de Saúde Primários, realizado no Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), IP - CRI Braga.Durante a conferência, foram apresentados os resultados de um projeto de Prevenção Primária centrado na problemática da dependência digital, levado a cabo nos Agrupamentos de Escolas Carlos Amarante e D. Maria II.A iniciativa destacou-se pela adoção de uma metodologia de co-design, envolvendo ativamente alunos do ensino secundário, pais e professores, numa abordagem construcionista social. Este modelo inovador deu voz aos participantes e promoveu a construção conjunta de soluções eficazes para os desafios identificados.A crescente dependência da internet, em particular entre crianças e jovens, tem vindo a merecer a atenção da sociedade civil e das entidades públicas.A utilização excessiva de dispositivos e plataformas digitais pode comprometer seriamente a saúde mental, o equilíbrio emocional e o sucesso académico dos mais novos. Esta conferência reafirmou a necessidade de respostas preventivas e integradas, capazes de mitigar os riscos e promover um uso consciente e equilibrado da tecnologia.

12 jun 2025
Braga reforça bem-estar escolar com novo Espaço de Lazer e Convívio na Escola André Soares
A Escola EB 2,3 André Soares conta com um novo E…spaço de Lazer e Convívio, um dos projectos vencedores da edição 2024/2025 do Orçamento Participativo Escolar promovido pelo Município de Braga.A inauguração, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e da vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, representa mais um passo na valorização dos espaços escolares e no envolvimento directo dos alunos na melhoria do ambiente educativo.Com um investimento de cerca de 10 mil euros, o projecto consistiu na instalação de toldos na área exterior junto à sala do aluno, criando uma zona ampla de sombra e proporcionando melhores condições de conforto e convívio para a comunidade escolar.Este novo espaço visa promover o bem-estar, a interacção e a dinamização de actividades lúdicas, fomentando um ambiente mais activo e atractivo, onde os momentos de pausa se traduzem em oportunidades de socialização e desconexão dos dispositivos digitais.A concretização deste projecto evidencia a importância dada à participação cívica dos mais jovens, valorizando o envolvimento dos alunos nas decisões que transformam o seu quotidiano escolar.Município de Braga, 13 de Junho de 2025
![Inscrições abertas para o Programa [inclu]IR das Férias de Verão](https://smartedu.edubox.pt/publicfiles/images/121/4664c935-fb6a-45f2-bbdb-9bf96ce0af3c.jpg)
01 jun 2025
Inscrições abertas para o Programa [inclu]IR das Férias de Verão
O Município de Braga volta a promover o programa IR, criado para oferecer uma resposta educativa e… social que atenda às necessidades das crianças e jovens durante as férias letivas de Natal, Páscoa e Verão.O objetivo central passa por proporcionar uma ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres, integrando atividades nas áreas da Educação pela Arte, Cultura, Ambiente e Desporto. Estas componentes são essenciais para o estímulo do desenvolvimento cognitivo e motor, a aquisição de novas aprendizagens, a descoberta de interesses e o fortalecimento de competências pessoais e sociais.A edição de Verão de 2025 do IR realizar-se-á entre os dias 16 de junho e 1 de agosto, nas instalações da EB 2/3 de Real, e de 4 de agosto a 5 de setembro, na Escola Alberto Sampaio. O programa estará encerrado de 18 a 22 de agosto.Esta é uma iniciativa dirigida a crianças dos 6 aos 15 anos, sendo que, no caso de participantes com necessidades específicas, a inscrição é permitida até à idade máxima de frequência escolar.As inscrições decorrem exclusivamente online. Para efetuar a inscrição, o Encarregado de Educação deverá aceder à plataforma através do link https://desporto.cm-braga.pt/login.php.As crianças com necessidades específicas terão prioridade no acesso ao programa de férias até ao máximo de 50% das vagas disponibilizadas.As inscrições desta edição serão realizadas em duas fases, correspondendo a diferentes semanas de atividades:1ª Fase de inscriçõesPeríodo: 2 a 11 de junhoSemanas incluídas: 1ª Semana - 16 a 20 de junho 2ª Semana - 25 a 27 de junho 3ª Semana - 30 de junho a 4 de julho 4ª Semana - 7 de julho a 11 de julho 5ª Semana - 14 a 18 de julho 6ª Semana - 21 a 25 de julho 7ª Semana - 28 de julho a 1 de agosto2ª Fase de inscriçõesPeríodo: 14 a 25 de julhoSemanas incluídas: 8ª Semana - 4 a 8 de agosto 9ª Semana - 11 a 14 de agosto 10ª Semana - 25 a 29 de agosto 11ª Semana - 5 de setembroOs participantes continuarão a beneficiar de apoio social e os custos de participação variam consoante o escalão de abono de família, com valores semanais de 15€ para o 1.º e 2.º escalão, 25€ para o 3.º escalão e 40€ para o 4.º, 5.º e sem escalão.

15 mai 2025
Escola Francisco Sanches vence concurso “Raposa Chama”
A EB2,3 Francisco Sanches, foi a grande vencedora do concurso nacional 'Raposa Chama'. Este é um… concurso dirigido à comunidade escolar que tem como tema 'Como proteger um espaço que valorizas dos incêndios rurais?'.O grande objetivo é promover a sensibilização e educação das crianças e jovens para os comportamentos de risco de incêndio e os benefícios de cuidar da floresta.A EB 2,3 Francisco Sanches concorreu com um vídeo elaborado pelos alunos da turma 5.º-7, alcançando assim o primeiro lugar a nível nacional.O prémio de 500€ foi entregue pela representante da AGIF, Cristina Azurara, e pelo Vereador da Proteção Civil da Câmara de Braga, Altino Bessa, que enalteceram mais uma participação vencedora desta escola.Altino Bessa realçou o papel preponderante dos alunos desta e de todas as escolas na proteção da floresta e do ambiente, agora e no futuro, notando o empenho da Divisão de Proteção Civil em conjunto com a AGIF e as mascotes da Banda da Raposa, na sensibilização da comunidade escolar.

08 mai 2025
Jovens de Braga são convidados a participar na construção do Plano Municipal da Juventude
O Município de Braga, no âmbito do Plano Munici…pal da Juventude, lançou um questionário dirigido aos jovens do concelho, onde pretende recolher contributos diretos da população jovem, promovendo a sua participação ativa na definição de políticas públicas que respondam às suas reais necessidades.Através do questionário, os jovens são convidados a partilhar as suas perspetivas, bem como identificar prioridades. O envolvimento nesta fase do processo é fundamental para garantir que o Plano Municipal da Juventude seja participado, realista e alinhado com os interesses e aspirações da juventude bracarense.Braga é uma das cidades mais jovens do país, com uma significativa percentagem da sua população abaixo dos 35 anos. Neste contexto, o Plano Municipal da Juventude surge como uma ferramenta estratégica para valorizar o papel dos jovens na vida comunitária e promover respostas concretas nas áreas da educação, emprego, habitação, saúde mental, cultura, desporto, sustentabilidade, entre outras.O questionário encontra-se disponível online e pode ser acedido AQUI.

04 mai 2025
“Férias da Quinta” regressa com novas experiências ambientais e culturais para crianças de Braga
O Município de Braga volta a promover o program…a 'Férias da Quinta', uma iniciativa da Quinta Pedagógica que visa proporcionar às crianças uma semana repleta de aprendizagens, diversão e contacto direto com a natureza e o património local.Destinado a crianças residentes no concelho de Braga, entre os 8 e os 12 anos, o programa decorrerá em duas semanas distintas – de 30 de junho a 4 de julho e de 7 a 11 de julho – e repete-se integralmente em ambas. Cada participante poderá apenas inscrever-se numa das semanas, permitindo que mais crianças possam usufruir da experiência.A 'Férias da Quinta' oferece um plano diário diversificado com atividades educativas e lúdicas. No primeiro dia, as crianças aprendem sobre gestão de resíduos com o apoio da AGERE e da BRAVAL. Vão vestir-se a rigor como varredores, acompanhar equipas de higiene urbana e visitar infraestruturas de tratamento de resíduos, despertando consciências para a importância da reciclagem.No segundo dia, exploram o Mosteiro de Tibães e os espaços verdes do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO, enquanto no terceiro dia, a atenção vira-se para os recursos naturais, com oficinas pedagógicas sobre alimentação saudável e visitas interativas na Quinta Pedagógica.O quarto dia promete aventura no Picoto Parque com atividades de arborismo, slide, escalada e contacto direto com a natureza. Para encerrar a semana, o quinto dia será passado na Praia Fluvial de Adaúfe, com destaque para a biodiversidade local e atividades no rio, culminando com a entrega de certificados de participação.Serão admitidas até 40 crianças por semana, num total de 80 participantes. As pré-inscrições decorrem de 5 a 23 de maio (até às 17h30), preferencialmente através do Balcão Eletrónico do Município.O programa 'Férias da Quinta' continua a ser uma aposta forte na formação ambiental das gerações futuras, promovendo o conhecimento, o respeito pelo ambiente e o património natural e cultural de Braga.Consulte as normas de participação e as informações para os encarregados de educação.

21 abr 2025
MAPEAR’25 leva criatividade estudantil ao palco do Espaço Vita com 12 espectáculos gratuitos
De 29 de Abril a 7 de Maio, o Espaço Vita recebe a …MAPEAR’25 – Mostra Escolar de Artes Performativas, uma iniciativa que leva à cena 12 espectáculos de teatro, dança e ópera criados por alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário, de diversos agrupamentos escolares da cidade de Braga. Com entrada livre, todos os espectáculos estão abertos à comunidade educativa e ao público em geral.Promovida pelo Município de Braga, através do ATLAS – Programa de Mediação Cultural, a MAPEAR oferece aos alunos uma vivência completa do processo de criação artística, desde a concepção da ideia até à sua concretização em palco. Esta experiência promove o desenvolvimento de competências essenciais como a comunicação, o trabalho em equipa, o pensamento crítico, a expressão individual e o envolvimento cívico.A edição de 2025 ganha um destaque especial pela integração nas Comemorações Camonianas, com a apresentação de algumas criações que reflectem sobre o legado cultural de Luís de Camões, um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa.A MAPEAR’25 insere-se na Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, reforçando o compromisso do Município com uma educação artística acessível, participativa e de qualidade.Consulte o programa completo AQUIMunicípio de Braga, 22 de Abril de 2025

10 abr 2025
Polícia Municipal realizou ação de sensibilização no Hospital de Braga
A Polícia Municipal de Braga esteve esta sexta-feira, 11 de abril, no serviço de Pediatria do Hospital de B…raga, para realizar uma ação de sensibilização sobre segurança rodoviária.Com esta iniciativa, a Polícia Municipal alertou as crianças e jovens para os cuidados a ter enquanto peões, ciclistas e futuros condutores, reforçando a importância do uso do cinto de segurança, da travessia nas passadeiras e do respeito pelas regras de trânsito.A ação foi complementada com momentos lúdicos e educativos, promovendo a aprendizagem de forma divertida e acessível às diferentes idades.

10 abr 2025
Braga com forte presença na Education Summit 2025
O Município de Braga está presente na Education Summit que se realiza entre os dias 10 e 12 de abril,… em Guimarães. Em conjunto com os restantes três municípios, por via do Quadrilátero Urbano, Braga garantiu um apoio formal a esta iniciativa, procurando, ainda, promover a participação da comunidade educativa Bracarense. Com o pelouro da Educação, o Município garante presença permanente num stand institucional que promove os seus projetos estratégicos no âmbito da Educação, a partilha de boas práticas e a cooperação institucional com outros parceiros. O stand institucional de Braga está, ainda, ornamentado com uma exposição de desenhos de crianças das escolas públicas de Braga, promovendo este município como Cidade Amiga das Crianças. A Education Summit é uma iniciativa da Associação Escola Nova e propõe-se visar o futuro da educação, surgindo da vontade e da partilha de um conjunto de profissionais da educação, da cultura e da arte. É dirigida a um público vasto, ligado direta e indiretamente ao tema da educação.