O Município de Braga cogita práticas pedagógicas democráticas, justas, integradoras e inclusivas, contribuindo para a consolidação da participação ativa e democrática aliadas a uma integração e inclusão equitativas. Exemplo desta prática enquanto cidade são os vários projetos inseridos no Projeto Educativo Local e a gestão dos estabelecimentos escolares por via do sistema de refeições, transportes, ação social escolar, Programa Municipal de Enriquecimento Curricular, entre outros programas fundamentais para a coesão educativa e social.
Observamos as nossas crianças e jovens como principais atores sociais e participantes no contexto da cidade. A escola e a cidade, enquanto elementos estruturantes de oportunidades de vida e de participação em processos de envolvimento e de participação política de crianças e jovens, são uma incubadora democrática e inclusiva. Neste sentido, a Câmara Municipal de Braga, através do Pelouro da Educação, tem feito um investimento substancial na implementação de projetos dirigidos às nossas crianças e jovens. Pretendemos cimentar a educação não formal por via de uma oferta eclética e que esteja disponível para todos os ciclos de ensino.
A estrutura do município de Braga, no que à educação diz respeito, centra-se nas boas práticas desencadeadas pelas equipas de trabalho em articulação com os Agrupamentos de Escolas, diversos parceiros associativos, autarcas, associações de pais, entre outros, com o intento de promover uma cidade participada, justa, integradora e inclusiva. Porque só assim seremos potenciadores de uma mudança social positiva. Porque só assim continuaremos a construir uma Braga com + Educação para todos.