O Portal da Educação afigura-se como porta de 'entrada' no universo da Educação no concelho de Braga. Esta plataforma abre-se ao saber da cidade e das suas várias estruturas que contribuem para o pleno desenvolvimento da escola. Um desenvolvimento que se 'escuda' de um sentido de pertença à cidade e à sua identidade.
A Educação é património imaterial de pertença e partilha. Partilha do saber e conhecimento que dá lugar ao desenvolvimento social, cultural e económico das cidades. Pertença da comunidade educativa à cidade e da cidade à comunidade educativa.
Perspetivamos Braga um concelho efetivamente educador contando com a participação consciente de todos (dentro e fora do espaço escola) na consolidação do trabalho realizado em cada um dos nossos estabelecimentos de ensino. Neste desiderato, esta ferramenta digital é um canal de partilha de informação, de comunicação e de difusão do trabalho que se realiza num território promotor de equidade comunitária por via da participação democrática de todos. Com esta plataforma abre-se mais um meio de partilha e conhecimento entre todos os que contribuem para a evolução do processo educativo do concelho.
Esta 'porta de entrada' no 'mundo' da Braga Educadora quer-se transversal a todas as áreas de atuação da sociedade porque Educação é escola, é cultura, é património, é ambiente, é inovação e coesão social, é economia, é turismo, é desporto, é juventude. Devemos 'olhar' para o Portal da Educação como um espaço nítido de partilha de informação e comunicação entre a escola, a comunidade e o seu território.
A nossa Cidade Educadora está na escola, na família, na associação ou instituição locais, na academia, no museu, na praça, na esplanada… está na cidade participada por todos.
Carla Sepúlveda
Vereadora do Pelouro da Educação, Inovação e Coesão Social