A Câmara Municipal de Braga, no âmbito das suas responsabilidades e na persecução de uma pedagogia e educação assentes num projeto inclusivo e integrador, desenvolve na educação pré-escolar e no ensino básico e secundário um conjunto de programas, projetos, iniciativas e atividades, em cooperação com os agrupamentos de escolas, que visam a promoção de ações socioeducativas que se verificam uma mais valia para a evolução das nossas crianças e jovens nas diferentes dimensões do atual contexto social.
Projeto Educativo Local
A oferta educativa deve acompanhar a conjuntura atual. Assim, o município de Braga disponibiliza a toda a comunidade educativa um rol de projetos em diferentes áreas pedagógicas.
O Projeto Educativo Local (PEL) apresenta-se como uma ferramenta de apoio, em primeira instância, para as Direções dos Agrupamentos de Escola e Escola não Agrupada no momento de definirem os seus Projeto Educativo e Plano de Atividades. Numa segunda instância, este é ainda um dossier relevante para a esfera municipal que também carece de uma organização plena e com base nas necessidades da comunidade educativa do território.
Todos os projetos educativos do município se ‘unem’ num objetivo comum: contribuir para o crescimento do/a aluno/a numa perspetiva abrangente e que permita o agregar de experiências diferenciadoras. É assim que se considera poder cumprir o nosso principal desiderato: formar cidadãos mais instruídos, mais ativos e mais atentos ao seu meio envolvente. Futuros cidadãos que contribuam para a salvaguarda do ambiente; que sejam solidários e responsáveis; que adotem práticas sustentáveis; que promovam o consumo de cultura; que saibam agir em situações onde é necessário socorrer; que sejam saudáveis física e mentalmente.
A inovação educativa é um processo que deve questionar o passado e o presente, exigindo o compromisso dos agentes escolares, da comunidade a que pertencem e do sistema em que se inserem para que a mudança aconteça e os alunos se formem de maneira a poderem contribuir para a construção de uma sociedade de futuro. A preocupação pelo equilíbrio na sociedade não pode conduzir à estagnação, mas sim ao estímulo na provocação de alterações que visem o benefício de cada indivíduo e da comunidade a que pertence.
Pelo exposto, acreditamos que a oferta do universo municipal contribui para a formação integral de todos/as os/as alunos/as. A boa pedagogia também surge da boa simbiose entre as várias estruturas que têm (de alguma forma) uma influência positiva na aprendizagem das nossas crianças e jovens. O Projeto Educativo Local é um documento de apoio e consulta, mas que reflete também a identidade pedagógica e didática das várias dimensões municipais no desiderato de cumprir a Carta das Cidades Educadoras e os objetivos da Cidade Amiga das Criança.