Apresentação
O município de Braga tem vindo a afirmar-se através de uma política educativa que beneficia o trabalho em rede com os diferentes agentes educativos no sentido em que pelo diálogo e concertação; pela partilha de conhecimento e recursos possam ser disponibilizados à comunidade educativa projetos transformadores e inovadores.
Almejando um futuro construído com base no passado e presente, o Conselho Municipal de Educação de Braga (CME) - sendo uma instância consultiva e de coordenação - emerge como imperativo legal, mas também como um desígnio cívico em que os munícipes se reconhecem como protagonistas e corresponsáveis e não como meros destinatários ou beneficiários.
O Conselho Municipal de Educação é uma instância de coordenação e consulta, a nível municipal, da política educativa. Tem como principal objetivo promover a coordenação da política educativa articulando e monitorizando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e de eficácia deste.
A criação do Conselho Municipal de Educação de Braga foi aprovada por deliberação da Câmara Municipal no dia 24 de julho de 2003. O Conselho Municipal de Educação reúne, ordinariamente, no início e no final do ano letivo e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu presidente. O CME pode deliberar a constituição interna de grupos de trabalho, em razão das matérias a analisar ou dos projetos específicos a desenvolver. O apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento do Conselho Municipal de Educação é assegurado pela Câmara Municipal.
O CME integra, atualmente, cinquenta elementos.