Apresentação
Braga integra a Rede de Cidades Educadoras desde 2002 com uma dinâmica muito assente na participação ativa, cidadania, inovação, integração, inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
A Educação é património imaterial de pertença e partilha. Partilha do saber e conhecimento que dá lugar ao desenvolvimento social, cultural e económico das cidades. Pertença da comunidade educativa à cidade e da cidade à comunidade educativa.
Perspetivamos Braga um concelho efetivamente educador contando com a participação consciente de todos (dentro e fora do espaço escola) na consolidação do trabalho realizado em cada um dos estabelecimentos de ensino e potenciando ferramentas de comunicação e de difusão do trabalho que se realiza num território promotor de equidade comunitária por via da participação democrática de todos.
Para saber mais sobre o programa das Cidades Educadoras, aceda ao seguinte endereço https://www.edcities.org/pt/
Esta ‘porta de entrada’ no ‘mundo’ da Braga, Cidade Educadora quer-se transversal a todas as áreas de atuação da sociedade porque educação é escola, é cultura, é património, é ambiente, é inovação e coesão social, é economia, é turismo, é desporto, é juventude. Neste prisma, encaramos a Cidade como um espaço nítido de partilha de informação e comunicação entre a escola, a comunidade e o seu território.
A nossa Cidade Educadora está na escola, na família, na associação ou instituição locais, na academia, no museu, na praça, na esplanada… está na cidade participada por todos.
O município de Braga defende a educação para todos fundamentada em princípios de equidade e universalidade no acesso, procurando a diversidade na oferta de iniciativas e o planeamento constante em simbiose com o aproveitamento de sinergias e parcerias, ganhando em escala de abrangência e proximidade.