Braga, Cidade de Aprendizagem ao Longo da Vida
Braga, Cidade de Aprendizagem ao Longo da Vida

Apresentação

O município de Braga viu aprovada a candidatura à UNESCO Global Network of Learning Cities em 2022. A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.

A aprendizagem e a cidade – em Braga – cruzam-se no quotidiano e estão umbilicalmente interligados. As atividades realizadas pelo município são pensadas para todos numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Da Cultura ao Desporto, tudo é Educação e todos estão envolvidos. A Cidade não esquece ninguém. Esta abrangência da aprendizagem contribui para o desenvolvimento da pessoa com um sentimento de que é parte integrante e fundamental da comunidade em que vive. Quando se trata de aprendizagem, todos são indispensáveis.

Enquanto espaço coletivo, a cidade proporciona uma série de experiências e práticas que permitem sorver conhecimento e saber em cada esquina. Braga, enquanto cidade de património e cultura, tem desenvolvido um trabalho muito profícuo no envolvimento e participação da população nos projetos e programas que a cidade oferece. A participação ativa das pessoas é uma prioridade através da auscultação. Este processo envolve toda a população (desde o mais novo ao mais velho) e tornou-se num verdadeiro processo de aprendizagem na escola, na IPSS, no Centro de Dia, no Lar de Terceira Idade, nas Feiras, no Mercado. Todos são ouvidos e todos se sentem parte fundamental de algo tão importante e dimensional para a cidade. É esta ponte entre participação e aprendizagem ao longo da vida que consideramos fundamental e imprescindível.

Para saber mais sobre o projeto da UNESCO Cidades de Aprendizagem ao Longo da Vida , aceda ao seguinte endereço AQUI