Apresentação
O Programa Cidade Amigas das Crianças preconiza a adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência que potencie a articulação entre todos os sectores municipais e o estabelecimento de parcerias com instituições da comunidade que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças. O programa tem, assim, como principal objetivo contribuir para a concretização dos direitos da criança, mediante a adoção de políticas de âmbito local que promovam o bem-estar da população mais jovem e o desenvolvimento das comunidades no presente e no futuro.
O município de Braga tem implementado um conjunto de políticas, programas e projetos estratégicos que promovem os direitos e a participação das crianças e jovens do concelho.
A participação ativa das crianças e jovens no espaço democratizado que é a cidade tem sido um objetivo transversal às forças nevrálgicas do território. Através do envolvimento das famílias, das várias organizações e instituições tem sido desenvolvido um trabalho coeso e estruturado em prol do interesse superior dos mais jovens. Através dos vários projetos de cidadania e participação envolvemos todos nas principais decisões. Sustentar o selo da Cidade Amiga das Crianças é permitir FAZER dentro e fora das várias estruturas no sentido de valorizar cada vez mais o papel da criança no seio da comunidade. Em Braga esse trabalho tem sido assaz cimentado numa importante sinergia entre os atores políticos e a comunidade em geral porque a criança traz consigo uma transversalidade única e que não pode ser ‘castrada’. Tem sim de ser potenciada e valorizada. É esta valorização que pretendemos continuar a cimentar nas várias iniciativas, programas e projetos desenvolvidos no espaço escola e fora deste. Em Braga as nossas crianças têm direito a sonhar e criar um concelho mais equitativo e preparado para o futuro.
Para saber mais sobre o programa Cidade Amiga das Crianças, aceda ao seguinte endereço AQUI.