
Manuais Escolares
O município de Braga entende que a educação é o instrumento básico essencial para a promoção do progresso da integração e coesão social.
Assim e no sentido de promover a igualdade de oportunidades e a redução dos encargos das famílias na esfera educativa, concretizam-se os apoios na aquisição dos manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede privada.
O referido apoio figura por via da atribuição de uma comparticipação a cada aluno no valor máximo correspondente ao custo de capa dos manuais, tendo por base os valores de referência dos manuais do ensino público.
A submissão dos pedidos de ‘Reembolso dos Manuais Escolares’ é efetuada pelo Encarregado de Educação na plataforma digital do Balcão Único Online - http://balcaounico.cm-braga.pt/ entre 12 de agosto e 31 de outubro.
Esta medida aplica-se aos alunos do 1º CEB.
Cadernos de Fichas para os alunos do 1.º CEB
O Município de Braga fomenta uma política educativa assente na construção de uma escola inclusiva potenciando a equidade no acesso à escola/educação.
Com o propósito mencionado, a cada ano letivo, é atribuído um Voucher Educação que permite ao Encarregado de Educação levantar os livros de fichas adotados pelo estabelecimento de ensino do 1º CEB que o aluno frequente.
O Voucher é remetido via SMS para o contacto móvel do Encarregado de Educação que conste no registo do aluno. Após ter rececionado a referida mensagem, o Encarregado de Educação dever dirigir-se a uma das livrarias do concelho de Braga aderentes ao programa e proceder ao levantamento dos livros de fichas.
No caso da não receção da SMS, possuindo o Voucher Educação, o Encarregado de Educação deverá contactar o Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada da escola frequentada no sentido de verificar se os dados necessários (NIF do aluno e contacto telefónico do EE) estão corretos.
Esta medida de apoio socioeducativo, concretizada em parceria com a Associação Empresarial de Braga, pretende apoiar as famílias Bracarenses com crianças em idade escolar que no início de setembro têm de fazer face a várias despesas relacionadas com o regresso à escola. Pretende ainda incentivar o comércio local, nomeadamente as livrarias do concelho.
Esta iniciativa não tem qualquer custo associado para o Encarregado de Educação.
A troca do ‘Voucher-Educação’ só pode ser realizada nas seguintes livrarias:
Centésima Página;
Pink;
Clip Dourado Papelaria;
Livraria Papelaria 1.Z;
Livraria Bertrand;
Livraria Bracara;
Livraria Minho;
Livraria Ponte dos Falcões;
Loja do Jó;
Multiklip;
Papelaria Celeirós;
Livraria Oswaldo Sá;
Página Abstrata,
Pipa - Livraria Papelaria,
Note!;
Fnac Braga;
Staples-Braga.