
Realizou-se no passado dia 2 de junho, no Altice Forum Braga, a 7ª edição do Campeonato Interescolar de Cálculo Mental Hypatiamat e contou com a presença de cerca de 1000 alunos, de 54 escolas de todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada do concelho.
O Projeto Hypatiamat é implementado pelo Município de Braga nas escolas do concelho e visa contribuir para a melhoria das competências, no domínio do cálculo mental dos alunos.
Desde 2016, o Município de Braga desenvolve uma parceria com a Associação Hypatiamat que, através de uma plataforma informática, disponibiliza recursos para o ensino da matemática, no primeiro ciclo do ensino básico. Através deste projecto são desenvolvidas acções de formação a professores e alunos do ensino básico para a exploração do currículo da disciplina de Matemática, através de aplicações multimédia de conteúdos e de aplicações de jogos sérios. O Hypatiamat concilia acções de formação junto dos professores titulares de turma para a composição de narrativas que orientam os alunos para a construção do sentido de número e das operações, mediante a utilização de jogos sérios e da realização de tarefas que desenvolvam competências numéricas, desde a consolidação e memorização dos factos básicos até à compreensão e desenvolvimento de estratégias de cálculo mental.
Segundo Carla Sepúlveda, este é um projecto que pretende capitalizar o gosto pelo cálculo mental. 'Os professores são fortemente encorajados a trabalhar com os alunos a vertente do cálculo mental durante todo o ano lectivo. A aprendizagem da Matemática apresenta uma dinâmica contínua e em espiral e na qual as experiências, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstracto desempenham um papel fundamental nas sucessivas aprendizagens, desde os primeiros anos de escolaridade', explicou a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga.
O projecto ‘Hypatiamat’ tem como principal objectivo motivar o aluno na aprendizagem dos conceitos matemáticos e promover/consolidar as competências matemáticas no domínio da aritmética mental, gerando uma melhor compreensão da natureza desta disciplina.
'O insucesso nesta disciplina tem, frequentemente, as suas raízes em aprendizagens incompletas ou disfuncionais e acreditamos que projectos como o Hypatiamat colmatam alguns destes défices. Esta é uma uma ferramenta disponibilizada a alunos e professores que permite o incremento da transmissão e aquisição de conhecimento e a promoção de competências no domínio do cálculo mental', concluiu Carla Sepúlveda.