Mensagem
Mensagem

O Município de Braga tem efectuado um esforço significativo na área educativa, que consideramos ser de vital importância. Sabemos que a Educação está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento económico de uma Cidade e que é a melhor forma de construirmos talento e de aproveitarmos ao máximo as potencialidades das nossas crianças e jovens.

O Portal da Educação constitui uma excelente ferramenta que permitirá facilitar e potenciar o envolvimento de toda a comunidade no processo educativo no Concelho. Aqui estará centralizada a informação referente à rede escolar, oferta formativa, acção social escolar, bolsas de estudo, projectos desenvolvidos ou actividades educativas curriculares e extracurriculares.

Ao longo dos últimos anos apostámos significativamente em equipamentos e infra-estruturas escolares, mas também em programas e projectos desenvolvidos em parceria com toda a comunidade escolar.

Um dos grandes desafios das cidades é o de combater as assimetrias dos cidadãos no acesso à Educação e, por isso, estamos a dar as melhores condições possíveis a todos os alunos do Concelho para que atinjam os níveis de qualidade esperados para esta área fundamental da sociedade. Temos hoje escolas com mais conforto, maior isolamento térmico e acústico e adaptadas às novas exigências. Estamos também a eliminar as coberturas de fibrocimento do nosso Parque Escolar.

A requalificação das escolas é um verdadeiro instrumento de coesão territorial. Só desta forma podemos garantir que os alunos tenham as mesmas condições de acesso a uma Educação de qualidade.

Trabalhamos, todos os dias, para uma cidade Educativa, Inclusiva e Participativa. Braga, como Cidade Educadora, oferece espaços e oportunidades para que todos possam viver, desfrutar, integrar e cimentar as suas expectativas, harmonizando um conjunto de políticas integradas, concertadas na prosperidade e desenvolvimento do território.

Asseguramos e promovemos o encontro entre ideias, práticas e aspirações que envolvem os alunos nos processos de tomada de decisão. O 'Orçamento Participativo Escolar' e o 'Tu Decides!' são alguns dos exemplos que tornam Braga numa cidade participativa.

Braga é uma Cidade Educadora que se constrói para lá dos muros da Escola. Passa para a rua, para a praça e para a vida comunitária, incentivando a prática da cidadania democrática, da participação, da tolerância, da equidade, da importância da causa pública e do respeito pela natureza.

 

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

BESbswy