Município de Braga apetrecha Bibliotecas Escolares com obras infantojuvenis
Município de Braga apetrecha Bibliotecas Escolares com obras infantojuvenis
08-03-2023

O Município de Braga tem estado próximo das Bibliotecas Escolares por via de um trabalho em rede baseado na promoção da leitura a partir do espaço escola. Neste desiderato, tem havido uma especial preocupação em doar às Bibliotecas Escolares acervo que possa ir de encontro à esfera do social, da humanização e da cidadania. Foi com este intento que o Pelouro da Educação ofereceu às trinta e seis bibliotecas escolares a obra infantojuvenil ‘Tomás e Chiclete’.

Nas palavras da vereadora da Educação «esta obra aborda a conjuntura atual que se prende com a forma como uma criança se adapta quando tem duas casas diferentes. A partir da relação com um animal de estimação, a autora explora questões associadas à forma como a criança vivencia a separação dos pais. Nesta estória, o animal de estimação tem um papel importante e imprescindível porque acompanha a criança numa transição que, sem este elemento, poderia ter um impacto diferente. Estamos certos de que a partir do livro é possível quebrar algumas barreiras de comunicação e explicar aos mais novos todo um contexto social que não tem de ser padronizado. A diferença existe e todos temos de saber lidar com ela. Queremos que o livro esteja presente na escola, mas que se dissemine pela família e comunidade em geral. As crianças e jovens têm um papel fundamental nesta disseminação e podem ser embaixadores da leitura em casa, na sua rua, no seu grupo de amigos. É este passar de testemunho literário que pretendemos fomentar na escola também no sentido de criar hábitos saudáveis de leitura e escrita».

A apresentação do livro decorreu na Biblioteca da EB1 de Merelim S. Pedro e contou com a participação de alunos e professores.