Braga reforça compromisso de Cidade Educadora
24-05-2024

O Município de Braga está representado no XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que se realiza entre os dias 21 e 24 de Maio na cidade de Curitiba, no Estado Brasileiro do Paraná.

Estão representadas neste grande evento internacional 134 cidades de 12 países oriundos de 4 continente, com mais de 1000 participantes.

O tema central deste congresso é 'Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente'.

A Vereadora da Educação de Braga levou a palco dois projetos que se evidenciaram como boas práticas a replicar noutras cidades e outros países, tendo recebido solicitações diversas de informação adicional para potenciais implementações em outras geografias.

Nas palavras da Vereadora Carla Sepúlveda, «levar o que de melhor se faz em Braga a um Congresso Internacional das Cidades Educadoras é sempre uma honra e uma oportunidade para mostrar o trabalho do Município e o que de mais diferenciador se faz. A partilha de boas práticas entre todos, nacionais e internacionais, enriquece fortemente a estratégia do município ao mesmo tempo que promove a inovação em áreas centrais da Educação como um todo. Orgulha-nos perceber que Braga é sempre mencionada como Município de boas práticas, servindo de exemplo e inspiração a outros em contexto nacional e internacional, em diversas áreas da governação.'

Da Assembleia Geral das Cidades Educadoras, integrada no Congresso Internacional, saiu uma importante decisão, que permite a integração da Língua Portuguesa como língua oficial desta, provando a forte adesão e presença de Portugal e a sua importância nesta rede.

Braga integra a Rede de Cidades Educadoras desde 2002 com uma dinâmica muito assente na participação voltada para a cidadania, inovação, integração, inclusão e aprendizagem ao longo da vida.

Neste âmbito integra os diversos grupos de trabalho da Rede Nacional de Cidades Educadoras, com participação ativa nos vários programas desenvolvidos por esta rede de âmbito nacional e internacional. Exemplo disso são o grupo de trabalho dedicado ao Projeto Educativo Local, às Cidades Inclusivas, à Educação ao Longo da Vida e Brincar na Cidade Educadora.

A Rede Internacional das Cidades Educadoras abrange 500 cidades, 34 países e 5 continentes.