𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚s 𝐫𝐞𝐠𝐫𝐞ssam 𝐚̀ 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚
𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚s 𝐫𝐞𝐠𝐫𝐞ssam 𝐚̀ 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚
23-05-2024

Realizou-se na passada terça-feira, dia 21/05, na EB de São Lázaro, a última sessão do projecto A/O Cientista Regressa à Escola prevista para este ano letivo.
Esta iniciativa desenvolvida pelo Município de Braga, em parceria com a Native Scientists pretende aproximar cientistas e alunos, trazendo os investigadores de volta às escolas onde fizeram o seu percurso escolar, realizando oficinas de ciências de forma a fomentar o gosto pela ciência entre os mais novos.
Este é um programa educativo que promove o regresso de cientistas às suas escolas de origem do 1º ciclo para realizar oficinas de ciência com alunos do 4ºano de escolaridade. O projecto tem como principal objectivo contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal e, em simultâneo, desconstruir estereótipos relativamente aos cientistas.
'Este é um projecto estimulante para os alunos na medida em que potencia o encontro intergeracional e devolve à escola ex-alunos que agora são profissionais na área da ciência. A escola é um forte elo de ligação entre o aluno e o cientista e estou certa que esta iniciativa vai trazer uma maior familiarização com a esfera da ciência', referiu Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, sublinhando que esta partilha de experiências 'pode ser crucial para as crianças finalistas do 1º ciclo que irão iniciar uma nova fase académica'.