Prémios Autarquia do Ano Edição 2024
23-05-2024

No passado dia 9 de maio, realizou-se em Lisboa, no Palácio Conde D´Óbidos, a 5ª Edição da Atribuição dos Prémios Autarquia do Ano 2024.
O Prémio Autarquia do Ano nasceu com o objectivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
O júri do Prémio Autarquia do Ano é constituído por personalidades da sociedade civil, que se distinguiram pelo seu percurso cívico, académico e profissional. Esta iniciativa não tem qualquer conotação política ou partidária, pelo que a responsabilidade de avaliação dos projetos cabe única e exclusivamente a este júri.
Nas diversas categorias e subcategorias desta edição, o Município de Braga foi vencedor de dois prémios, sendo galardoado com o Grande Prémio na categoria de Apoio Social e subcategoria Combate à Exclusão Social, através do projeto RED MAY.
Assim como na categoria de Democracia, Igualdade e Participação Cívica, com a subcategoria, Apoio à inclusão de indivíduos com deficiência e incapacidade motora, com o Projeto CAPACITAR'ARTE.
Em relação aos projetos galardoados o projeto RED MAY foi implementado no âmbito do Programa operacional EP - INTERREG V Espanha Portugal (POCTEP), no Eixo 4 - Melhoria da capacidade institucional e a eficiência da administração pública, através da cooperação transfronteiriça na área de cooperação GALICIA - NORTE DE PORTUGAL e face aos impactos positivos alcançados, o Município integrou esta iniciativa nas suas medidas de política social ativa. O objetivo principal deste projeto visou promover iniciativas de pesquisa, inovação e melhoria de serviços sociais para o estabelecimento de novos modelos de intervenção social nas áreas transfronteiriças que enfrentam o desafio do envelhecimento da população.
No ano letivo 2021/2022 o Município de Braga criou e desenvolveu o Projeto CAPACITAR'ARTE – Pontes para a Inclusão e este constitui uma resposta pioneira, destinada a crianças e jovens com necessidades educativas específicas. O CAPACITAR'ARTE funciona como um recurso adicional, ao dispor dos Centros de Apoio e Aprendizagem - CAA, pelo que estão contemplados, neste projeto, os alunos integrados nos CAA, dos Agrupamentos de Escolas do Município de Braga. Estes centros apresentam-se como serviços de ensino especial para o desenvolvimento de ações de inclusão e para a capacitação destes alunos (crianças e jovens), na área das artes, em tempo letivo, no pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, das escolas públicas, do concelho de Braga.
Para Carla Sepúlveda, Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, presente no evento, a atribuição do reconhecimento dos projetos desenvolvidos em prol da mitigação das vulnerabilidades existentes no nosso Município, é um grande motivo de orgulho para a nossa cidade e para todos os bracarenses.