Projeto My Polis nas Escolas
23-05-2024

Decorreu, no passado dia 17 de maio, na Biblioteca Lúcio Craveiro a primeira Assembleia do Projeto MyPolis nas Escolas, implementado pelo Município de Braga em parceria com a Associação Discurso Paralelo. A assembleia contou com a presença da Sra. Vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que enalteceu o trabalho dos alunos na procura de soluções para resolver os problemas da cidade e que afetam os cidadãos nas suas rotinas diárias. Salientou o quanto é enriquecedor observarmos o entusiasmo dos nossos alunos em 'construir' uma cidade mais coesa para todos e parabeniza pelo o envolvimento de cada um neste projeto.

O projeto My Polis promove a cidadania ativa entre os jovens, a aquisição de conhecimentos e competências cívicas, incentivando o diálogo com decisores políticos e a criação de iniciativas de impacto local no território. Este projeto foi implementado pela primeira vez no ano letivo de 2022/2023 tendo o projeto piloto envolvido apenas 1 turma. A recetividade e sucesso alcançado permitiu alargar para 26 turmas do ensino básico no ano letivo 2023/2024.

Os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico são desafiados a ser agentes de Cidadania, transformando a comunidade escolar com propostas e ações. O objetivo é alertar os nossos alunos para a importância da ação individual, onde devem dar o seu contributo para uma cidade que é de todos/as e onde cada um/a tem o direito e o dever de participar, de exercer ativamente a sua cidadania, de usufruir de iguais oportunidades e de contribuir para uma Polis (Cidade) mais justa e solidária.

Através da utilização de recursos e ferramentas de aprendizagem não formal e jogos, os alunos são estimulados a participar nas decisões locais tornando-os capazes de identificar os pontos fortes na comunidade, encontrar as fragilidades, elaborar soluções, para que de uma forma direta, simples e divertida possam exercer a sua cidadania e contribuir para o desenvolvimento cívico local e regional.

Pretende-se até ao final do projeto, junho 2024, realizar 3 assembleias, de forma a distribuir os 400 alunos envolvidos no My Polis, de modo que todos possam reunir com os seus representantes políticos e partilharem os seus percursos, transformações e impactos gerados. Estão envolvidos nesta iniciativa alunos das seguintes escolas: EB2,3 Dr. Francisco Sanches, EB nº2 Lamaçães, EB Bairro Económico, EB Nogueiró, EB Este S. Mamede, EB Sobreposta, EB Lomar, EB2,3 Nogueira, EB2,3 Trigal Santa Maria, EB2,3 André Soares, EB Fujacal e EB S. Lázaro.