Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - PIICIE de Braga

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Braga divide-se em dois projetos | Saber Crescer e Equipa Técnica de Articulação Educativa.

As equipas multidisciplinares afetas aos projetos tem como principal objetivo a implementação de um programa psicoeducativo e socioeducativo integrado de promoção do sucesso escolar, tentando colmatar os fatores de risco associados ao insucesso e abandono escolar.

As ações dos projetos abrangem as áreas de Animação de Recreios, Terapia da Fala, Educação e Psicologia, privilegiando atividades que favorecem o desenvolvimento de competências transversais e interdisciplinares, de forma integrada e articulada, com propostas de atividades que envolvam, estimulem e incentivem a interação entre os alunos.

A implementação dos projetos permite, de uma forma equilibrada e com equidade, que todos os alunos desenvolvam aprendizagens, num contexto que aproxima a escola da comunidade. Prova diso, é a forte ligação de confiança e cooperação existente entre técnicos, professores, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação, onde se dá pricipal importância ao reforço e respeito pelo trabalho de cada um.