Pensar a educação e a cultura como alicerce de políticas socioeducativas subentendem-se as competências literárias como uma prioridade. Criar hábitos de leitura e fomentar as competências literárias, contribui para o acesso plural ao conhecimento e enriquecimento dos cidadãos.
O Plano Nacional de Leitura 2027 pretende apoiar e fomentar programas, especialmente vocacionados, para favorecer a integração social, através da leitura. Nesse sentido, o Plano Local de Leitura visa a promoção dos hábitos de leitura, numa política articulada com a participação das autarquias, envolvendo públicos desde a primeira infância à população com mais de 65 anos, bem como, cidadãos com necessidades específicas. A implementação de um plano local de leitura tem por principais objetivos a potenciação dos recursos existentes, a mobilização de diferentes parceiros e a promoção de um trabalho colaborativo, assente em metodologias participativas.
Com o principal objetivo de potenciar e mobilizar a participação de diferentes parceiros, promovendo o trabalho colaborativo, assente em metodologias envolventes, uma equipa coordenada pelo Professor Doutor Fernando Azevedo (CIEC, Universidade do Minho) pretende reconhecer a relevância das diferentes literacias – mediática, cientifica, saúde e de informação – essenciais para o exercício da cidadania, através de diferentes fases de atuação e implementação.
Ler e compreender tudo o que nos rodeia é vital para uma politica inovadora, capaz de impulsionar a informação e o conhecimento, desenvolvendo o pensamento crítico dos cidadãos, preparando-os para uma sociedade coesa e eficaz, neste que é o presente preponderante para o futuro.