Rede de Bibliotecas de Braga
Rede de Bibliotecas de Braga

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura, com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

A construção da Rede tem-se processado por candidaturas, sendo selecionadas as escolas que apresentam melhores condições e projetos mais consistentes, quer para a instalação, quer para a criação de serviços de biblioteca no agrupamento. A RBE financia, igualmente, a requalificação de bibliotecas escolares já integradas na Rede. Todas as escolas sede de agrupamento e de ensino secundário beneficiam do PRBE. O Programa continua a sua ação prosseguindo a integração, em diferentes modalidades, das escolas do 1.º Ciclo. Mais recentemente, tem vindo a alargar-se a outros públicos, designadamente escolas com contrato de associação com o ME e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A RBE procura que a Biblioteca Escolar, como espaço agregador de conhecimentos e recursos diversificados, seja na escola, um local implicado na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos média, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania.

A Rede de Bibliotecas Escolares de Braga é constituída por 36 bibliotecas.

 

Rede de Bibliotecas Escolares

https://www.rbe.mec.pt/np4/home 

Rede de Bibliotecas de Braga

https://www.facebook.com/rbb.blcs