Projeto Educativo Local
Projeto Educativo Local

O Projeto Educativo Local (PEL) do Município de Braga foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação em janeiro de 2019 e apresentado à Comunidade Educativa no dia 07 de maio de 2019, tendo resultado de um trabalho conjunto entre o Município de Braga e a Universidade do Minho, contando com uma equipa científica, constituída por Leonor Lima Torres e Fernanda Martins, do Instituto de Educação. Foi ainda alvo de análise por dois consultores, nomeadamente José Augusto Pacheco, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e Jorge Martins, da Universidade Lusófona do Porto.

O objetivo é disponibilizar um instrumento dinâmico, agregador de iniciativas e gerador de políticas educativas, tendo por base o conhecimento das dinâmicas e realidades educativas locais, as fragilidades, forças e oportunidades, congregando toda a informação relativa aos projetos educativos dinamizados dirigidos à Comunidade Educativa. Dessa forma, será facilitada a escolha das atividades por parte das escolas, indo ao encontro das suas necessidades, expectativas e projetos educativos.

O PEL assume-se, pois, como uma ferramenta de apoio à gestão e decisão, com o objetivo de promover atempadamente os projetos educativos municipais e, assim, contribuir para a concretização dos objetivos dos projetos educativos de cada escola. Para tal, facilita-se o processo de obtenção de informação, divulgação de iniciativas, agilizam-se agendamentos e disponibilizam-se contactos das entidades organizadoras. Ao mesmo tempo, reduz-se a quantidade de abordagens aos estabelecimentos de ensino, com vista à adesão/participação dos mesmos nas diversas atividades propostas e executadas durante todo o ano.

Este será um processo dinâmico, devendo o seu desenvolvimento ser progressivo, faseado e participado, numa lógica de preparação e sustentação dos alicerces para um trabalho em rede.
Sustentado na auscultação e participação de representantes da comunidade, o PEL resultou de um esforço de articulação de diversas contribuições e fontes de informação.