Educação Ambiental
Educação Ambiental

Programa do Município de Braga que inclui diferentes ações, designadamente:

 

- CIÊNCIA ANDANTE – atividades sobre rios, micróbios e nanomateriais, destinadas a jovens dos 10 aos 18 anos.

 

- SESSÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – deslocação de um técnico às instituições de ensino para realização de sessões com a comunidade educativa. Estão disponíveis diversas temáticas, tais como água, energia, hortas convencionais, verticais e inclusivas, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, solo e sua fertilidade, vermicompostagem, plantas aromáticas e medicinais, resíduos, oceanos, hortas nas varandas, os aliados da horta, controlo de pragas e doenças, as crianças e a horta, plásticos no oceano, ruído, alterações climáticas, entre outras.


- PROJETO RIOS – adotar um troço de linha de água no concelho realizando, pelo menos, duas monitorizações e uma melhoria anual. Oferta do kit e acompanhamento técnico.

 

- À DESCOBERTA DOS LABORATÓRIOS RIOS - investigar e conhecer o rio. Atividade intracurricular e, em campo, visitas, biodiversidade, hidrogeomorfologia, hidrodinâmica. Destina-se aos alunos do 1.º, 2.º e 3.ºciclos (com enfoque no 8.º ano) e secundário.

 

- 2021 ANO INTERNACIONAL DO SOM - incentivar a compreensão da necessidade de controlo do ruído na natureza, no ambiente construído e no local de trabalho.

 

- PINTURA DAS ESCADARIAS – as escolas que possuam escadarias a precisarem de ser repintadas podem apresentar projeto de decorações com mensagem ambiental, quantificando os consumíveis que serão apoiados.

 

- UMA AMOREIRA NA ESCOLA – oferta de uma amoreira e/ou bichos-da-seda às instituições de ensino que pretendam realizar atividades, acompanhando todo o seu ciclo de vida.

 

- JARDIM DE BORBOLETAS – oferta de exemplares de budleia, planta que atrai borboletas e estas, por excelência são animais sensíveis, muito cativantes e que precisam ser preservados. Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio.

 

 - CONCURSO ESCOLA MAIS VERDE – criar/manter uma horta convencional ou vertical, com canteiro de plantas aromáticas e medicinais, com rotação de culturas, consociações, compostagem, utilização racional da água.

 

- JOGO DO ECO-CONSUMIDOR - forma dinâmica e lúdica de referenciar os Direitos do Consumidor. A atividade destina-se a alunos do 2.º e 3.º ciclos e colmina com uma prova interescolas no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor - 15 de março.

 

- OXIGENAR BRAGA – iniciativa associada ao Dia Mundial da Floresta e da Água - 21 e 22 de março, com oferta de plantas.

 

- HORA DO PLANETA – transmitir a mensagem à comunidade escolar, envolvendo-a na preservação do planeta - último sábado do mês de março.

 

- DIA MUNDIAL DA TERRA – chamar a atenção para os problemas globais do nosso planeta e os modos de os mitigar, nomeadamente, as alterações climáticas, extinção de espécies, aumento do nível de água dos oceanos, escassez de água potável, maior número de catástrofes naturais - 22 de abril.

 

- DIA DA PRODUÇÃO NACIONAL – contribuir para a sensibilização da população sobre a importância social e económica da produção nacional e para a sua afirmação nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global. Nos super e hipermercados, nesse dia, os produtos nacionais encontram-se em lugar de destaque - 'Compro o que é nosso!' - 26 de abril.


- DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA – destacar a diversidade de pratos existentes nas diferentes regiões do país, o impacto na nossa gastronomia nos países da comunidade lusófona, a importância da diversificação alimentar numa refeição da cantina, concurso de receitas, showcooking - último domingo do mês de maio.

 

- DIA NACIONAL DA ENERGIA – recurso a campanhas de redução de gastos energéticos nas escolas, com o objetivo de que a mesma passe para casa, construção de fornos/cozinhas solares, secadores solares de produtos agrícolas - 29 de maio.

 

- DIA MUNDIAL DO AMBIENTE – associado às celebrações do Dia Mundial da Criança, com realização de diversas atividades - 05 de junho.

 

- DIA INTERNACIONAL SEM SACOS PLÁSTICOS – chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental - 03 de julho.

 

- SEMANA DO CLIMA - levar a cabo iniciativas de forma a reduzir o impacto da atividade humana sobre o ambiente, nomeadamente, relacionado com as deslocações, com a alimentação, embalagens e hábitos de consumo em geral - de 20 a 27 de setembro

- SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE - DIA EUROPEU SEM CARROS - realização de peddy paper ou bike paper, com o objetivo de conhecer a zona envolvente e, assim, a população sentir-se-á mais segura, promovendo o pedibus, o bike to school para reduzir o número de viaturas em frente às instituições de ensino, partilha de viaturas entre professores, funcionários e encarregados de educação que levam os seus educandos à escola, no intuito de levarem outras crianças.

 

- LIMPAR O MUNDO, LIMPAR PORTUGAL ou VAMOS LIMPAR A EUROPA! -  disponibilização de luvas, tenazes e galochas e oferta de sacos, para limparem o logradouro da escola, a linha de água ou qualquer outro local a designar.

 

- DIA MUNDIAL DO ANIMAL – desafio às escolas para fazerem atividades que interiorizem a mensagem dos Direitos dos Animais, com eventuais visitas ao canil/gatil - 04 de outubro.

 

- DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO e DIA EUROPEU DA ALIMENTAÇÃO E DA COZINHA SAUDÁVEIS – demonstração de pratos ricos em leguminosas, realização de oficinas de pratos simples, mas sustentáveis, aproveitamento de sobras, na cantina da escola e na sala de professores - 16 de outubro e 08 de novembro.

 

- DIA MUNDIAL DA POUPANÇA - passar a mensagem e dar dicas de como gerir uma casa e como estimar os bens públicos, nomeadamente a escola, a sua água, eletricidade, bens consumíveis - 31 de outubro.

 

- DIA MUNDIAL DA BOLOTA – realização de atividades desde a colheita e sementeira de bolotas, elaboração de pão, biscoitos e outras iguarias de bolota - 10 de novembro.

 

- SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS – promover a implementação de ações de sensibilização sobre sustentabilidade dos recursos e gestão de resíduos durante uma única semana. Tema do ano: Resíduos invisíveis - 21 a 29 de novembro.

 

- FLORESTAR BRAGA – iniciativa associada ao Dia da Floresta Autóctone, com oferta de plantas autóctones - 23 de novembro.

 

- CONCURSO ECO-NATAL – concurso destinado aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico e entidades com Atividades de Tempos Livres para a criação de objetos alusivos ao Natal, utilizando resíduos - novembro e dezembro.

 

- DIA MUNDIAL DO SOLO - reflexão sobre a importância do solo: proporcionar a alimentação humana, conservar a biodiversidade, possibilitar o ciclo hidrológico, reduzir o impacto das mudanças climáticas, proteger águas subterrâneas e superficiais, sustentar construções - 05 de dezembro