Eco-Escolas
Eco-Escolas

Programa educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental, em Portugal representada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem o apoio de vários parceiros que colaboram em financiamentos específicos de diferentes atividades.

O programa Eco-Escolas pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

São, também, preocupações deste programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parceiras com os respetivos municípios. 

O programa abrange, na rede Eco-Escolas, um conjunto de iniciativas, de que são exemplos, os concursos: Brigada Verde, Escola da Energia, Geração Depositrão, Poster Eco-Código e a Exposição Eco-itinerante.

No âmbito deste programa é, também, organizado anualmente um seminário nacional de formação, onde se reúnem professores coordenadores do projeto a nível de escola, para debater estratégias e metodologias, nomeadamente através de workshops, desenvolvidos nas áreas da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

O programa conta, a nível internacional com cerca de 20 000 escolas, distribuídas por 46 países. Em Portugal é desenvolvido desde 1996. No ano letivo de 2011/2012 inscreveram-se cerca de 1500 escolas neste programa.

As escolas interessadas têm que proceder à sua inscrição em outubro, que terá que ser encaminhada com declaração da CMB.